MISSÃO

Promover a experiência da alegria nas relações humanas em hospitais, asilos, creches, abrigos e comunidades carentes.​

 

VISÃO

Viver num mundo de atitudes mais humanas tendo a empatia como base das relações.

 

A modernidade e a eterna correria que o mundo vivencia atualmente nos faz esquecer de viver os pequenos momentos e admirar pequenos gestos nos levando a uma automatização extremamente prejudicial a nossa humanidade.​
Visamos crescer ainda mais, tornando a presença de um palhaço algo rotineiro em diversos locais onde se precise lembrar da alegria de viver, da humanidade e da fantasia de cada um.

 

 

A Viver de Rir é uma Organização Não Governamental – Ong que atua em hospitais, abrigos, asilos e comunidades. Utilizando a figura do palhaço, os voluntários buscam levar carinho e alegria a pessoas em situação de fragilidade.

Os voluntários são provenientes de diferentes áreas, unidos pelo propósito de fazer o bem sem olhar a quem.

 

 

A Viver de Rir tem sua sede na Av. Assis Brasil, 3257 – sala 307 – Cristo Redentor – Porto Alegre / RS

 

A Viver de Rir é composta por grupo de voluntários interessados em espalhar carinho e alegria a pessoas em diferentes situações e lugares. O grupo atua em Porto Alegre / RS e região metropolitana, basicamente, mas já houve experiências no interior do estado.
Após um curso com o Dr. Hunter “Patch” Adams, um dos pioneiros em palhaçadas no hospital e mestre na arte da humanização a Viver de Rir começou a engatinhar em setembro de 2010. Com um pequeno grupo de pessoas interessadas em fazer o bem, uma reunião, um treinamento básico e muita boa vontade começaram as visitas nos hospitais. A ideia era alegrar aqueles que tanto precisam numa situação de fragilidade como a internação hospitalar. Logo foram surgindo asilos, comunidades, creches e abrigos e as atividades aumentaram.
As visitas são uma experiência de alegria para os visitados, assim como para todos os profissionais das instituições que abrem suas portas para a Viver de Rir. O objetivo nos hospitais é auxiliar na terapêutica, aliviando a tensão da internação e em alguns casos até proporcionar novos dados a equipe hospitalar fornecendo as informações sobre o que aconteceu durante a interação com o palhaço. Toda experiência vivenciada pelos palhaços é transmitida a equipe, visando ajudar no tratamento de cada paciente.

Nas visitas aos abrigos e asilos a alegria é a mesma, os palhaços buscam mudar um pouco a realidade em que cada um está inserido, levando-o para um mundo de fantasia naquele momento tão especial.
Além das visitas, atualmente a Viver de Rir organiza campanhas sociais, como arrecadação de agasalho e alimentos, distribuindo as doações em instituições e comunidades carentes.